É seguro comer batatas verdes ou com brotos?
Publicado em: 23/01/2024
Compartilhe essa receita:

Autor: Mais que Miojo

 

A maioria de nós comemos as batatas quando elas estão nesse estado. Mas a pergunta que fica é: Será que é seguro comer as batatas com brotos? Aqui está o que dizem os especialistas em segurança alimentar.

batatas inglesas podres e com brotos

É muito comum vermos nas geladeiras e nas despensas dos brasileiros, as batatas sendo abandonadas no fundo dos compartimentos das casas, e apenas recorremos a elas quando queremos colocar elas como composição de algum prato mais refinado, ou quando queremos comer as famosas batatas fritas.

Mas uma questão permanece para os amantes de batata em todos os lugares do mundo: é seguro comer batatas quando elas começarem a parecer meio… estranhas?

Se uma batata já ficou algum tempo na sua bancada ou despensa, você sabe do que estamos falando. A batata começa a ficar com um tom esverdeado e com pequenos botões chamados de brotos. Quando as batatas começam a ficar nesse estado de “apodrecimento”, ficamos com o desejo de jogá-las no lixo e ir em busca de batatas mais “bonitas”, porém, é do conhecimento geral em 2024 que “produtos feios” ainda são bons para comer e diminuem o desperdício de alimentos. Então, quando as batatas começarem a parecer um pouco desgastadas, a mesma coisa é verdade? Batatas feias podem ser comidas?

Não exatamente.

Pedimos a especialistas em segurança alimentar e nutricionistas registrados, informações sobre o que realmente significa quando as batatas começam a criar brotos e ficarem verdes. Aqui está o que eles têm a dizer e por que batatas em geral ainda são uma boa ideia para comer.

 

Aqui está a verdade sobre batatas com brotos.

Primeiro, as notícias boas. Depois que as batatas começam a criar brotos, elas geralmente ainda são seguras para comer, desde que a brotação não esteja completamente fora de controle.

“Esses brotos contêm uma toxina chamada solanina, que pode causar doenças como dor de cabeça, vômitos e outros sintomas digestivos”, explicou Ellen Shumaker, diretora de divulgação e extensão do Safe Plates na North Carolina State University. “Se grandes quantidades desses brotos forem consumidas, pode causar sintomas bastante graves. Mas se os rebentos forem pequenos e a batata não estiver mole ou murcha, os rebentos podem ser cortados e a batata pode ser comida sem problemas.”

 

E as batatas verdes?

Tomates verdes fritos podem ser uma iguaria, mas batatas verdes fritas não!

Não coma as batatas nesse estado!” alertou Maggie Michalczyk, nutricionista e fundadora da Once Upon a Pumpkin. “A luz solar torna as batatas verdes, à medida que produzem clorofila, mas o verdadeiro problema é o acúmulo de toxinas prejudiciais.”

Ellen disse a mesma coisa.

“Ver o verde nas batatas indica a formação da toxina solanina, também encontrada nos brotos. Se houver pequenas manchas verdes em uma batata, elas podem ser aparadas, mas se forem grandes manchas verdes, é recomendável descartar a batata.

“Brotos e uma tonalidade esverdeada, são os principais sinais de que uma batata estragou ou está começando a estragar, e se uma batata estiver murcha e mole, isso é definitivamente um sinal de que você deve jogá-la fora.” disse Ellen.

Embora os efeitos do consumo de batatas estragadas sejam principalmente gastrointestinais, em casos raros e graves, a solanina pode causar paralisia muscular.

 

Batatas verdes e com brotos não são exatamente uma fonte de alimentação nutricional.

Em geral, é melhor evitar as batatas que possuem essa aparência, especialmente se elas começarem a ficar verdes. Mas assim que as batatas começarem a apresentar os sintomas de verdura, tubérculos e brotos, elas também desenvolverão um sabor amargo, e assim, elas provavelmente não conterão tantos nutrientes quanto nós desejamos.

batatas inglesas verdes

“Embora não tenha havido muita pesquisa sobre este tópico, podemos assumir que o conteúdo de nutrientes das batatas germinadas é menor do que o das batatas não germinadas, porque elas estão expostas a mais oxidação em temperaturas mais altas”, disse Tamar Samuels, nutricionista e cofundadora da Culina Health.

Com isso em mente, se você estiver consumindo uma batata de aparência normal, seja ela uma batata inglesa ou uma batata doce, você pode ter certeza de que estará recebendo toneladas de vitaminas e minerais essenciais em cada mordida.

“Você pode se sentir bem sabendo que os dois tipos de batata são nutritivos”, disse Maggie Michalczyk. “A batata branca contém vitamina C e potássio e a batata doce são uma excelente fonte de vitamina A, graças à sua cor laranja.”

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários